Moradores usam pás para desatolar ambulância presa na lama em Jacareí
Foram necessárias cerca de três horas para retirar o veículo do local; moradores reclamam da situação da via no bairro Igarapés.
Por G1 Vale do Paraíba e Região
12/01/2021
Uma ambulância não conseguiu atender a uma ocorrência por ficar atolada na lama que se formou após uma chuva em Jacareí na noite deste domingo (10). O veículo só conseguiu sair do trecho após ajuda de moradores, que pegaram pás para desatolar o veículo.
- Fachin, do STF, anula condenações do ex-presidente Lula
- Petrobras anuncia novo aumento nos preços do diesel e da gasolina
- Mãe e filho morrem esfaqueados após briga de vizinhos na zona leste
- BAEP CANIL LOCALIZA DROGAS NA CIDADE DE JACAREÍ-SP
- Baep Prende Chefe do Tráfico dos Campos dos Alemães.
O socorro havia sido acionado devido ao atropelamento de um ciclista na rua Juruna, no bairro Igarapés. Tanto o Samu, quanto o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas nenhum deles conseguiu chegar ao local do acidente.
“A gente precisou socorrer o Samu. Eles que deveriam ajudar a gente, mas nós que os ajudamos”, conta Olavo Fernandes, que mora em frente ao local onde a ambulância atolou. Ele ainda relatou que os moradores começaram a operação para tirar a ambulância por volta das 20h, mas só conseguiram desatolar o veículo por volta das 23h.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/D/aNzwt5QMmQqYH0By2XGQ/rua-juruna.jpg)
Antes das chuvas, a rua sofre com os buracos — Foto: Olavo Fernandeshttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
Segundo Fernandes, o problema começa na rua Caimbé, que fica ao lado da rua Juruna, onde a ambulância ficou atolada. “As valetas de escoamento enchem e acabam vindo para a nossa rua, que fica cheia de lama e já estão causando danos as nossas casas”, diz o morador que já protocolou a reclamação na prefeitura inclusive com outros vizinhas, mas a única resposta dada é que a prefeitura não conta com o maquinário para fazer a manutenção do trecho.
“Isso aqui virou comum, pelo menos umas três vezes por semana chove e a gente precisa ajudar os carros que ficam atolados, mas ambulância foi a primeira vez”, afirma o autor do vídeo. Além da lama, os moradores também precisam enfrentar a água, que se acumula na entrada das casas.
Para os moradores a solução do problema é simples. “A gente quer uma maior manutenção na Rua Caimbé, se limparem as valetas de lá e fiscalizar o esgoto irregular, o problema aqui já diminui bastante”, opina Olavo.
O que diz a prefeitura
A Prefeitura de Jacareí foi procurada pelo G1 e informou que o maquinário estará na rua Juruna, no bairro Igarapés, até o fim da semana, para reparar a via e realizar cascalhamento. Segundo a administração, no segundo semestre de 2020 o mesmo processo foi feito, mas, por se tratar de trecho em declive em que parte é asfalto e parte é terra, é necessário fazer a manutenção.
A administração ainda afirmou que o paciente foi socorrido por outra unidade do Samu e levado à Santa Casa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/a/q/0AEGR1RAO8yyRzdPfhdg/screen-shot-2021-01-12-at-4.22.18-pm.png)
Ambulância atola em rua com lama e médicos não conseguem atender a ocorrência em Jacareí — Foto: Olavo Fernandes/ arquivo pessoal