Home / Brasil / Vacina contra Febre Amarela está disponível para toda a população

Vacina contra Febre Amarela está disponível para toda a população

(Foto: Valdecir Galor/SMCS)
Antes restrita para quem fosse viajar para áreas de risco do Brasil, a vacina contra a Febre Amarela está agora disponível para toda a população de Curitiba. Cerca de 110 Unidades Básicas de Saúde da cidade já ofertam a imunização.

A orientação é do Ministério da Saúde, para ampliar o índice de proteção da população. “No último ano, o País viveu uma epidemia de febre amarela e nós passamos ilesos em Curitiba. Mas, para este ano, quando recomeçar o período da febre amarela, no verão, precisamos estar ainda mais protegidos, porque a tendência é o vírus circular mais”, explicou Alcides Oliveira, diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacina da febre amarela é indicada para pessoas entre 9 meses a 59 anos de idade, que ainda não tenham sido imunizadas. A febre amarela é uma doença sazonal, geralmente com aumento de casos entre dezembro a maio. É causada por um vírus transmitido pela picada de mosquitos vetores infectados. Não há transmissão de pessoa a pessoa.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode ter febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20% a 50% das pessoas que desenvolvem doença grave podem morrer.

Compartilhar:

Você pode Gostar de:

Ouça a conversa de Edison bBrittes com amigo de jogador após o crime

Louise Fiala | São José dos Pinhais | Publicado em 05 de novembro de 2018.   (Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal) Edison …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display