
Foto: /Divulgação/Arquivo Pessoal
Mesmo sem experiência profissional e registro na OAB, prefeito de Jacareí nomeia advogada que é neta de seu padrinho político, o ex-deputado federal Luiz Máximo, para atuar na direção do principal órgão de defesa do consumidor
Hernane Lélis@hernanelelis
JACAREÍ
O prefeito Izaias Santana (PSDB) realizou uma nova mudança no Procon de Jacareí. O tucano nomeou para a direção do órgão a advogada Amanda Máximo Valério, neta de seu padrinho político, o ex-deputado federal Luiz Máximo. Apesar da relação política, a administração nega qualquer tipo de influência na indicação ao cargo de segundo escalão do governo.
Amanda atuou como assessora técnica no Gabinete do prefeito durante o primeiro ano do governo Izaias e, desde o início do ano, está no Procon no lugar do advogado Rogério Batalha, que ficou pouco mais de dois meses no cargo.
Com a mudança, o salário de Amanda saltou de R$ 3.945,39 para R$ 6.036,47.
Advogada formada em 2016, a neta de Luiz Máximo não possui registro na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Antes de entrar na prefeitura, trabalhava como auxiliar administrativa no Instituto Máximo de Educação, em Jacareí, e teve uma curta passagem como estagiária em um escritório de advocacia da cidade.
“Não há influência na nomeação. A formação em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie atende plenamente os requisitos para o cargo. Além disso, a nova diretora do Procon atuou como assessora técnica, demonstrando ser uma profissional responsável e habilitada para assumir o cargo”, explicou em nota o governo.
MUDANÇA
Rogério Batalha estava no Procon desde outubro, quando o então diretor Vitor Antônio da Silva Paulo foi exonerado após denúncia de OVALE de que ele estaria utilizando o órgão para captar clientes. Antes do cargo de chefia, Batalha trabalhava como assessor técnico na Secretaria de Governo – função que desempenhou durante pouco mais de 20 dias. Agora, o advogado não exerce nenhuma função na prefeitura.