Home / Noticias / Homem morre de meningite após falha na realização de exame

Homem morre de meningite após falha na realização de exame

Vítima de 48 morreu nesta quarta-feira (25) em Bragança Paulista (SP).
UPA não fez o exame da doença, mas informou para o Samu que fez.

Camilla Motta Do G1 Vale do Paraíba e Região

Atestado de óbito comprova causa da morte do marceneiro. (Foto: Arquivo Pessoal/Valéria de Souza)Atestado de óbito comprova causa da morte do marceneiro. (Foto: Arquivo Pessoal/Valéria de Souza)

A família de um homem de 48 anos morto nesta quarta-feira (25) por meningite acusa a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Bragança Paulista de negligência médica. A unidade não pediu o exame que comprovasse a doença e, quando o paciente piorou e precisou ser transferido para outro hospital, o médico informou ao Samu que o exame tinha sido realizado e que o resultado foi negativo para a doença.

A família afirma que isso causou demora na identificação da meningite – após ser transferido, ele fez o exame, que deu positivo. A vítima morreu no mesmo dia, por causa da doença.

A vítima Valdeci de Souza, de 49 anos, começou a passar mal na terça-feira (24). (Foto: Arquivo Pessoal/Valéria de Souza)A vítima Valdeci de Souza, de 48 anos, começou a
passar mal na terça-feira (24)
(Foto: Arquivo Pessoal/Valéria de Souza)

Valdeci de Souza, de 48 anos, começou a passar mal na terça-feira (24). Ele foi levado para a UPA Dr. Valdir da Silva Camargo por volta das 16h com quadro de vômitos, dor no corpo e agitação. A vítima era morador da Chácara Julieta.

“Ele estava mal e com muita dor, mas mesmo assim começaram a tratar como virose. Minha mãe estava com ele e insistiu para fazer teste de meningite e de dengue, mas eles disseram que ela estava fazendo ‘oba oba’, que era só uma virose, que ele ia ficar bem” contou a irmã da vítima, Valéria de Souza.

Durante a reavaliação do paciente, foi constatado que ele piorou e que estava perdendo a consciência. O plantonista solicitou a transferência para um hospital, o que só aconteceu na manhã de quarta-feira. Quando o Samu chegou para fazer o transporte do paciente, o médico afirmou à equipe que fez o exame de meningite e que ele tinha dado negativo.

Valdeci deu entrada no Hospital Universitário São Francisco (Husf) por volta das 7h30 e morreu por volta das 16h. Na unidade, foi realizado o exame de meningite, que deu resultado positivo. Todo o histórico consta em relatório enviado para a coordenação de Vigilância Epidemiológica da cidade.

“Infelizmente depois que ele foi levado para o hospital não teve tempo de fazer muita coisa. Ele teve duas paradas cardíacas. Na primeira ele voltou depois de 7 minutos, mas na segunda, depois de 25 minutos não tinha mais o que fazer”, lamentou a irmã.

saiba mais

  • Homem de 32 anos morre com suspeita de meningite em Taubaté

Ela afirma que a família está revoltada com a atitude do médico e acredita que a vítima poderia estar viva se a doença tivesse sido descoberta antes.

“Os médicos precisam investigar mais, não só tratar como virose, mas ver o que está acontecendo. Se o médico tivesse dado ouvido e fizesse o exame, meu irmão poderia estar vivo agora. Se a UPA não tinha recursos que pelo menos fizessem a transferência dele antes, não só no dia seguinte. Estamos arrasados, meu pai está passando muito mal com tudo isso”, completou.

Dados
Em 2016, foi registrado o dobro de mortes causadas por meningite na cidade. Em 2015, 15 casos da doença foram confirmados, com duas mortes.

Em 2016, 20 casos foram confirmados e foram registradas quatro mortes. Em 2017, já foram confirmadas duas mortes.

Outro lado
A administração das UPAs na cidade é realizada pela terceirizada da prefeitura, Associação Brasileira de Beneficência Comunitária (ABBC). A entidade admitiu em entrevista à TV Vanguarda na manhã desta sexta (27) que houve uma falha na comunicação da UPA com o Samu e que afastou o médico.

A reportagem também aguarda um retorno da prefeitura e do Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre o caso.

 

Você pode Gostar de:

PM´s de Jacareí Detém Quatro Indivíduos com Carro Roubado.

A equipe da Rocam em um trabalho conjunto com a equipe Bravo da bike da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display