Home / Brasil / Guarda Municipal descobre possível refinaria clandestina com 90 mil litros de combustível em Itaquaquecetuba

Guarda Municipal descobre possível refinaria clandestina com 90 mil litros de combustível em Itaquaquecetuba

Petroleira foi até o local verificar qual o tipo de combustível era armazenado e refinado. Estrutura foi lacrada e Prefeitura identificou o responsável pela área.

 

Por Mirielly de Castro, Diário TV

Guarda Municipal descobre refinaria clandestina de combustível em Itaquaquecetuba

Guarda Municipal descobre refinaria clandestina de combustível em Itaquaquecetuba

Após uma denúncia anônima, uma equipe da Guarda Municipal de Itaquaquecetuba descobriu um lugar em que funcionava uma possível refinaria clandestina de combustível. No local tinha três caminhões carregados com cerca de 30 mil litros de óleo, que aparentam ser petróleo, em cada um deles. Ninguém foi preso.

Técnicos da Petrobras estivem no local e recolheram amostras do material, que emite um cheiro forte, para análise.

No local havia uma estrutura montada com motor de carro, bateria de caminhão, e mangueiras acopladas nos tanques dos caminhões. Ao que tudo indica, o sistema era utilizado para refinar o combustível.

O guarda municipal Alisson Rezende da Silva avaliou que a estrutura é muito precária. “Cerca de 30 metros à frente daqui nós temos uma creche municipal, além das demais empresas aos redor. Então é extremamente perigoso e isso não poderia estar neste local, com toda a certeza”, enfatiza Silva.

A polícia ainda encontrou no local três carros de passeio, um deles de luxo, que foi abandonado com a chave no contato.

Dentro de uma casa no mesmo terreno havia uma espécie de laboratório, com tubos de ensaio, balanças de precisão, cronômetro, produtos químicos em recipientes de vidro e garrafas pet, além de máquinas de solda e outras ferramentas.

Local tinha produtos químicos armazenados em vidros.  (Foto: Reprodução/Diário TV)

Local tinha produtos químicos armazenados em vidros. (Foto: Reprodução/Diário TV)

A equipe de Rondas Ostensivas Tática da Guarda Civil de Itaquaquecetuba (Rotam) foi até o local depois de uma denúncia sobre possível esquema de desvio de combustível da Petrobras.

“Nós estamos em uma bairro onde passa grande de dutos da Petrobras, inclusive já foram realizadas prisões tanto da Guarda Civil quanto da Polícia Militar por furto de combustível”, enfatizou o guarda.

O material é analisado para ver se é o mesmo que corre pelos dutos. A estrutura da Petrobras também será verificada para saber se existe algum ponto em que o combustível é furtado.

O imóvel foi lacrado e a Prefeitura de Itaquaquecetuba identificou o cadastro do dono, que será multado, mas ainda não foi localizado.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que foi comunicada do ocorrido e programou uma inspeção para a próxima semana no local.

Compartilhar:

Você pode Gostar de:

Quatro são presos com 18 kg de maconha em Pindamonhangaba.

Trio detido em Pinda indicou casa em Taubaté, onde mais um suspeito foi preso e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display