Home / Noticias / Internacional / Estados Unidos e México chegam a ‘grande’ acordo comercial

Estados Unidos e México chegam a ‘grande’ acordo comercial

Trump disse que acordo ‘é muito bom para ambos os países’ e que pode firmar termo separado com o Canadá, que por enquanto ficou de fora das negociações.

 

Por G1

O presidente americano, Donald Trump, telefona para o presidente mexicano, Enrique Pieña Nieto, para parabenizá-lo sobre acordo comercial firmado entre os dos países (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente americano, Donald Trump, telefona para o presidente mexicano, Enrique Pieña Nieto, para parabenizá-lo sobre acordo comercial firmado entre os dos países (Foto: Kevin Lamarque/Reuters)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, telefonou nesta segunda-feira (27) para o presidente mexicano, Enrique Pieña Nieto, para parabenizá-lo pelo “grande” acordo comercial fechado entre os dois países, o qual chamou de “muito bom para ambos”. O Canadá, por enquanto, ficou de fora do compromisso.

Segundo Trump, o acordo será chamado “The Unites States-México Trade Agreement” (Acordo Comercial Estados Unidos-México) e não mais Nafta (antiga sigla para Acordo de Livre Comércio da América do Norte).

Na ligação, o presidente americano disse que o acordo fortalece especialmente fabricantes e produtores dos dois países. Segundo ele, o México se comprometeu a imediatamente comprar dos EUA “tantos produtos agrícolas quantos forem possíveis”.

O presidente mexicando disse a Trump que deseja que, agora, o Canadá também seja incorporado ao acordo. Ele agradeceu a vontade política de Trump e sua participação nas tratativas.

No Twitter, Pieña Nieto ressaltou que espera que uma negociação “trilateral” exitosa do Nafta ainda nesta semana.

Enrique Peña Nieto

@EPN

He hablado con el Presidente @realDonaldTrump. México y Estados Unidos han alcanzado un entendimiento comercial. Deseamos la reincorporación de Canadá a las pláticas para lograr una exitosa negociación trilateral del TLCAN esta misma semana.

O presidente americano disse que as conversas com o Canadá não começaram ainda, e que, primeiro, queria ver se o acordo com o México era possível. Ele disse que pode incluir o país no termo de compromisso firmado com o México, ou negociar outro separadamente.

Trump disse que falará com o primeiro-ministro canadense “muito em breve” e que a coisa mais fácil a se fazer é impor tarifas aos carros canadenses. “Se o Canadá quer negociar de forma justa, nós o faremos”, afirmou.

Mais cedo, um porta-voz do ministério do exterior canadense afirmou que o “Canadá só assinará o novo Nafta se ele for bom para o Canadá”, de acordo com a Reuters.

Na conversa, Trump disse ainda que este não é o momento certo para falar em um acordo com a China, mas que “eventualmente será”.

Veja vídeo de trecho do telefonema, divulgado no Twitter pela Casa Branca.

Compartilhar:

Você pode Gostar de:

Caso Daniel: Polícia investiga envolvimento de Edison com traficantes

Da redação | São José dos Pinhais | Publicado em 09 de novembro de 2018.   (Foto: Reprodução Instagram) Um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display