Home / Brasil / CULTURA: 20 ANOS DE BELEZA NEGRA NO INTERIOR DA BAHIA – Concurso Pérolas Negras 2017

CULTURA: 20 ANOS DE BELEZA NEGRA NO INTERIOR DA BAHIA – Concurso Pérolas Negras 2017

O produtor cultural Adão Andrade, nasceu em Salvador, mas foi em Santo Antônio de Jesus, cidade do interior da Bahia, onde por influência de 2 antigos blocos afros local ( que saiam nas micaretas) o Olurum de Mestre Roque dos Anjos e o Filhos da Jamaica, de Geraldo, que ele criou em 1996 o Concurso de Beleza Negra Masculina e Feminina Pérolas Negras. No primeiro ano apenas as mulheres participaram. Mas na segunda edição que só veio acontecer em 1999, foi aberta pela primeira vez as vagas para os homens negros também mostrarem o seu valor, talento e desfilarem sua negritude na passarela.

 

Além de quebrar um ciclo marcado pelo preconceito racial, que tornavam ainda maiores as diferenças sociais entre brancos e negros naquela época, Adão Andrade também rompeu com um machismo vigente no interior, onde só as mulheres eram admitidas nas passarelas e mesmo assim com um certo olhar de reprovação e preconceito por parte da sociedade. Então o desafio de colocar homens , e principalmente negros, para desfilarem mi,a sociedade até então considerada conservadora, foi realmente uma grande audácia dele que na época era um jovem produtor.

Desde então o evento firmou-se como um grande sucesso, ano após ano, tanto de candidatos inscritos como de público. O Concurso Pérolas Negras caiu tanto no gosto popular, que até mesmo aqueles que não eram considerados negros, faziam de tudo para participar, tiravam negritude até de onde não tinham só para fazer parte do desfile. Foi então que no ano 2000, foi criado dentro do Pérolas Negra, o DESFILE MULTIRRACIAL, que abraçou todos os jovens que tinham o sonho de desfilarem mas não eram negros, e assim acontece até hoje, o Multirracial premia à parte do Pérolas Negras, mas a festa acontece com todos na mesma passarela e assim, o desfile de beleza negra, dava uma lição de democracia racial, de que devemos ser contra toda e qualquer exclusão.

Todos podem até hoje se inscrever no Pérolas Negras. Ninguém é excluído por nenhum parâmetro estético, todos realizam seu sonho de desfilar e por fim, a comissão julgadora pré seleciona os candidatos de acordo com a entendimento deles de beleza negra, e então, um casal é dado como vencedor, numa final, para representar o evento durante um ano, o qual será a estrela dos cartazes, panfletos e todo o material de mídia produzido para a divulgação do evento.

Mesmo indo de encontro a todo o descaso cultural, principalmente no que tange a Cultura  Negra, o Pérolas Negra segue comemorando 20 anos de realização, e os vencedores, ganham a quantia de Mil Reais cada um, além do book fotográfico e outros brindes do comércio local. Dificuldades fazem parte de grandes trajetórias e não seria diferente com esse evento cultural que há duas décadas luta contra o preconceito racial e exclusão social dos negros, que no simples fato de concorrer, já eleva sua autoestima e aprende um pouco mais sobre a história e a cultura de nossos antepassados durante os ensaios.

Sim, como um evento cultural, o Pérolas Negras tem dança afro, música, personalidades negras convidadas e outras manifestações artísticas na noite do desfile. Esse é um dos únicos eventos do qual se tem conhecimento, onde o próprio produtor se apresenta anualmente, dançando afro para os convidados, mostrando um pouco do que aprendeu quando era dançarino da Banda Afro Olorum em Santo Antônio de Jesus e sua experiência também no teatro, e assim, todos os anos Adão Andrade dança e isso também virou uma tradição no evento.

Atualmente, além de Santo Antônio de Jesus, onde surgiu, o evento também acontece na cidade de Salvador desde o ano de 2010 e na cidade de Nazaré, onde acontece a tricentenária Feira dos Caxixis…lá o evento fará 11 anos de realização.

O Pérolas Negras já revelou uma Miss Bahia e vários outros modelos que aconteceram ou acontecem no mundo da moda, e também ex-participantes nossos já ganharam outros concursos de beleza porque no Pérolas Negras, aprenderam a acreditar mais em si mesmos.

A semifinal do desfile acontecerá dia 16 de Setembro e a final dia 24 de Setembro em Santo Antônio de Jesus. Quando juntamos os vencedores de 3 ou mais cidades, realizamos também uma final estadual. Está disponível no facebook uma página chamada: Concurso de Beleza Negra Masculina e Feminina Pérolas Negras, também um blog com postagens mais antigas que contam mais a história do evento: concursoperolasnegras.blogspot.com

Produção: Adão Andrade

Whats: 75 9 8857 4051

Email: adaoandrade2016saj@gmail.com

Perfil do Facebook: Carlos Alberto Cerqueira de Andrade

Quem desejar contribuir com o Concurso e ajudar a manter viva essa tradição, a conta para depósito é: BANCO DO BRASIL / AGÊNCIA 0563-0    CONTA CORRENTE:  20.891-3

 

 

Você pode Gostar de:

Acidente com Vítima Fatal na Castelo Branco Motorista Foi Esmagado pela Própria Carreta.

Um Acidente grave aconteceu na Rodovia Castelo Branco, aconteceu hoje(19) pela manhã, quando um motorista …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display