Home / Brasil / Caraguá recebe doações para famílias de casas atingidas por alagamentos

Caraguá recebe doações para famílias de casas atingidas por alagamentos

Caraguá recebe doações para famílias de casas atingidas por alagamentos

Temporal atingiu a cidade durante a madrugada desta quarta-feira (15).
Os bairros mais alagados foram na região central e norte.

G1 Vale do Paraíba e região

Lama invadiu as casas em Caraguá (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)Lama invadiu as casas em Caraguá (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)

Após uma forte chuva que atingiu Caraguatatuba na madrugada desta quarta-feira (15), o Fundo Social de Solidariedade e organizações da cidade arrecadam doações para as famílias que perderam seus pertences. Devido ao temporal, a cidade está em estado de atenção. Ao todo, 16 pessoas foram levadas para abrigos da prefeitura.

São recebidos materiais de higiene pessoal, limpeza, colchões, roupas infantis e água. O material pode ser encaminhado para todas as secretarias municipais, aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e a igrejas.

De acordo com o Comitê de Gerenciamento de Crise da cidade, 12 famílias precisam sair das casas por causa de risco de deslizamento, mas, até a manhã de quinta, só três, dos bairros Sumaté, Tinga e Casa Branca, aceitaram deixar as moradias e foram levadas para o Centro Esportivo.

“Como a água já baixou algumas famílias quiseram ficar limpando as casas, mas tem risco de deslizamento. É importante que elas saiam e, quem precisar, pode vir para o Centro Esportivo. Já estamos recebendo doações para ajudar essas e outras famílias que tiveram as casas alagadas”, explicou o coordenador do comitê, Ricardo Ribeiro.

De acordo com a Defesa Civil, 65 pessoas foram atendidas e outras 28 que estavam ilhadas foram resgatadas. As ocorrências foram nos seguintes bairros: Sumaré, Jardim Califórnia, Martim de Sá, Casa Branca, Tinga, Jardim Britânia, Gaivotas, Jaraguazinho e Pontal Santa Marina.

Segundo a Secretaria de Educação, das 15 escolas atingidas pelas chuvas, 14 delas já receberam manutenção e devem ter o retorno das aulas nesta quinta-feira (16).

Existem 54 áreas de risco na cidade que estão sendo monitoradas pela Defesa Civil. A cidade está em estado de alerta. Choveu 186 milímetros na cidade nos últimos três dias – sendo 160 milímetros nesta madrugada. Nesta quinta-feira, o Instituto Geológico e a Defesa Civil irão avaliar a situação do Morro Santo Antônio e se há risco de novos deslizamentos de terra.

Limpeza
Segundo a prefeitura, equipes trabalham para desobstruir vias e rios para escoamento da água desde 1h da madrugada. Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social estão de plantão e, junto com a Defesa Civil, atendem aos afetados pelas chuvas.

Você pode Gostar de:

PM´s de Jacareí Detém Quatro Indivíduos com Carro Roubado.

A equipe da Rocam em um trabalho conjunto com a equipe Bravo da bike da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display