Home / Brasil / Bruno Ferreira Moreno é apontado como líder do tráfico de drogas na zona sul é preso em casa luxuosa, na zona norte

Bruno Ferreira Moreno é apontado como líder do tráfico de drogas na zona sul é preso em casa luxuosa, na zona norte

 

 

Bruno Ferreira Moreno é apontado como líder do tráfico de drogas na zona sul é preso em casa luxuosa, na zona norte.

 

(Foto: Pablo Trindade)

Bruno Ferreira Moreno, 28, o ‘Bruno Gringo’, apontado pela Polícia Civil (PC) como suspeito de comandar o tráfico de drogas na área do Igarapé do 40, na zona sul de Manaus, foi preso, nesta segunda-feira (16), em uma casa luxuosa, no Conjunto Boas Novas, no Nova Cidade, zona norte.

Organograma mostra como funcionava o comando do tráfico de drogas na zona sul de Manaus (Foto: Reprodução/PC)

De acordo com o delegado Guilherme Torres, diretor do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), o homem é ligado à facção criminosa Família do Norte (FDN) e responsável pela série de confrontos registrados na zona sul da capital, em disputa por território com rivais do Comando Vermelho (CV). Bruno também é investigado por envolvimento em um triplo homicídio.

A prisão de ‘Gringo’ foi efetuada durante a segunda fase da operação Constantinópolis, realizada pelo DRCO em conjunto com policiais da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (SEAOP). Na casa onde ele morava, na Rua 6, foram apreendidos uma pistola calibre 380 com oito munições, encontrada no forro do imóvel, e o um revólver calibre 38 com três munições. Além das armas, foram encontradas 300 trouxinhas de oxi e cerca de 300 gramas de cocaína. Segundo a polícia, Bruno pagava R$ 2 mil pelo aluguel da casa.

Delegado Guilherme Torres, diretor do DRCO, explica como esquema funcionava (Foto: Pablo Trindade)
O delegado afirmou que um mandado de prisão contra Bruno sumiu do sistema. “Até janeiro deste ano, ele tinha em aberto um mandado de prisão, mas não sabemos porque essa ordem foi retirada do sistema. Mas ele foi preso e autuado em flagrante por tráfico e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito. Essa prisão representa um duro baque nessa organização criminosa”, destacou.

Comando
O delegado explicou que Bruno ‘ganhou’ de brinde a área do Igarapé do 40, após ele e outros traficantes – a mando de ‘Zé Roberto’, ‘João Branco’ e Diego Bruno de Souza Moldes, o ‘Nariz’ – terem ordenado a retirada de Kaio Wellington Cardoso dos Santos, o ‘Mano Kaio’, que comandava o tráfico na localidade.

A expulsão ocorreu por desentendimento entre os líderes da facção. Kaio foi preso em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro, pela Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS). Atualmente, segundo a polícia, ele está como membro do Comando Vermelho.

Confrontos
Antes mesmo de ‘Mano Kaio’ ser preso, a disputa entre traficantes da FDN e do CV resultou em uma série de confrontos na área da zona sul de Manaus, envolvendo várias execuções. Segundo o delegado Guilherme Torres, os conflitos ocorreram depois que os narcotraficantes ‘João Branco’ e ‘Zé Roberto’ quebraram o vínculo com Gelson Carnaúba que, atualmente, está ligado ao CV.

De acordo com o delegado, esse conflito resultou na primeira fase da operação Constantinópolis, deflagrada em fevereiro deste ano, quando integrantes do grupo de Diego Bruno de Souza Moldes, o ‘Nariz’, da FDN, foi preso. Além dele, foram presos a namorada Deborah Moraes, Douglas Campos e Ediomar Pimentel. Eles, segundo as investigações, atuavam como gerentes das atividades financeiras do grupo criminoso e no comando do tráfico no bairro Educandos, zona sul.

“Nos sabemos que quando há uma prisão de um líder como esse, outras lideranças surgem. Mas já temos todos os demais envolvidos nessa organização identificados e vamos continuar atuando para prendê-los”, afirmou torres.

Você pode Gostar de:

Fim de semana com 39 assassinatos no Ceará e uma nova chacina em Fortaleza

Um tiroteio entre criminosos no bairro Antônio Bezerra deixou, ao menos, quatro pessoas mortas e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display